domingo, 12 de setembro de 2010

Antônio Callado

Antônio Callado


Antonio Callado, jornalista, romancista, biógrafo e teatrólogo, nasceu em Niterói, RJ, em 26 de janeiro de 1917, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 28 de janeiro de 1997. Eleito em 17 de março de 1994 para a Cadeira n. 8, na sucessão de Austregésilo de Athayde, foi recebido em 12 de julho de 1994 pelo acadêmico Antonio Houaiss.
Ingressou na Faculdade de Direito em 1936 e, no ano seguinte, começou a trabalhar, como repórter e cronista, em O Correio da Manhã.
Em 1951, entrava para a literatura com a peça O fígado de Prometeu.

Características da sua escrita:

Persiste uma nítida preocupação religiosa a informar e até mesmo a condicionar o transcurso da aventura e a temática. Mas o encontro entre o escritor e os principais temas de sua obra deu-se através do jornalismo. Algumas de suas obras como “Reflexos do Baile” apresenta um retrato do Brasil durante o regime militar, do ponto de vista dos opositores.




Reflexos do Baile

Eu não sei se você já notou
Os reflexos do baile
Desta cidade
Sobre teus olhos
Obstinadamente abertos.
Eu não sei se você já sacou
Peso pesado
Deste tempo sobre teus sonhos
Obstinadamente sonhos.
Mas é tão louca, é tão funda
Nossa sede de viver
E tão raso o poço das certezas
Este o mistério!
Estas palavras não falam nada de mim
Tudo de mim
Nestas palavras
Estas ruas não guardam nada de ti
Tudo de ti
Em cada esquina.
Eu sei que falando assim
Eu fico sério mas é que meu sangue nas veias
Por mais que gire
Sempre retorna
Ao coração
Louco mistério!

Nenhum comentário:

Postar um comentário